Sobre

A Federação Americana de Psicanálise de Orientação Lacaniana (FAPOL) constituíu-se em janeiro de 2012 por decisão do Conselho da ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE PSICANÁLISE (AMP) e reúne as três Escolas americanas da AMP: a EOL (Escola da Orientação Lacaniana) na Argentina e Uruguay, a EBP (Escola Brasileira de Psicanálise), no Brasil e a NEL (Nova Escola Lacaniana), com sedes na Bolívia, Perú, Equador, Colômbia, Venezuela, Guatemala, Cuba, México e Chile.

Sua finalidade é manter estreito o laço entre as três Escolas americanas e nelas fazer presente, assim como em toda a América, a AMP, com a finalidade de preservar e extender a Psicanálise. Desse modo, considerou que a Universidade é um lugar central e estratégico para impulsionar o crescimento da Psicanálise de Orientação Lacaniana na América. Os caminhos que se abrem a partir da Universidade favorecem a aproximação dos estudantes às instituições psicanalíticas, lugar onde podem, sem dúvida, formarem-se como psicanalistas. Com esse horizonte, cria-se a Rede Universitária Americana (RUA).

Além disso, abrir a Rede permitiu tomar contato com o panorama dos colegas membros da AMP que trabalham nas Universidades em toda a América Latina e começar a fazer uma interlocução com órgãos de pesquisa e instituições educacionais.

Nesse âmbito, surge Cythère? Revista da Rede Universitária Americana, uma revista universitária escrita por psicanalistas de nossas Escolas. A publicação, bilíngue, respeita a língua de seus autores: o castelhano e o português. Os trabalhos são avaliados por um comitê de arbitragem. Busca-se, com a Revista a possibilidade de transmitir os conceitos, a teoria, a eficácia clínica e a política da psicanálise lacaniana de maneira rigorosa, precisa, não sem sua orientação epistêmica.

Cythère? tem periodicidade anual e a avaliação dos artigos a serem publicados se realiza através de processo de “duplo cego”. Importante esclarecer que essa revista não cobra taxas para o envio de trabalhos, tampouco para a publicação de seus artigos. Cythère? é gratuita a cada número publicado e tem ISSN.

“No terceiro parágrafo de “Talvez em Vincennes”, Lacan indica que “agora”, ou seja, a partir do Département de Psychanalyse na Université de Paris VIII, “não se trata somente de ajudar o analista com ciências propagadas à moda universitária, mas de que essas ciências encontrem em sua experiência uma oportunidade de se renovar” (p. 316). Considero esta uma indicação preciosa quanto aos propósitos de RUA: para nós, membros da AMP e que trabalhamos também no meio universitário, o desafio da interface Psicanálise-Universidade não é tanto o de contribuir para que praticantes da psicanálise, ou aqueles que por ela se interessam, encontrem uma formação acadêmico-científico de qualidade e importante para seu desempenho profissional, pois essa qualificação já é inerente à missão universitária; trata-se, então, muito mais de dar lugar e averiguar se nossa presença e nossa ação nas Universidades têm sido capazes de renovar as “ciências” que a partir delas se difundem. Em outros termos: temos conseguido modificar o que se ensina nas universidades, inclusive para além da própria psicanálise que elas se dispõem a ensinar? Esse me parece um dos desafios que Lacan quis enfrentar com a criação do Département de Psychanalyse na Université de Paris VIII”.

Do texto Psicanálise e Universidade… ainda
Sérgio Laia (EBP-AMP)