Cita con Mariana Gómez, miembro de la EOL y de la AMP. Fundadora y editora de la revista Cythère, Revista de la Red Universitaria Americana de la FAPOL.
Encontro com Mariana Gómez, membro da EOL e da AMP. Fundadora e editora da revista Cythère?, Revista da Rede Universitária Americana da FAPOL.
Apresentação Cythère para difusão
Mariana Gómez
Cythère é a Revista da Rede Universitária Americana, inscrita no âmbito da RUA da FAPOL.
É uma revista que nasce como produto do desejo de inventar uma publicação que aloje os trabalhos dos analistas de nossa orientação que realizam sua ação lacaniana na Universidade.
Já tendo lançado seu terceiro número, recebemos com alegria suas ressonâncias de distintas partes do mundo acadêmico e não acadêmico.
Os leitores encontrarão trabalhos preciosos e rigorosos de colegas docentes e pesquisadores que foram lidos e avaliados por um sistema de referência, tal qual demanda o discurso universitário. Ao mesmo tempo, são textos que trazem a marca de nossa orientação epistêmica e do dizer da psicanálise. Valioso, atual, afiado.
Também contamos com textos inéditos em espanhol de Jacques Alain Miller e Eric Laurent e uma seção de resenhas de livros. Que são trabalhos em si mesmos, de grande qualidade.
A revista é bilíngue e respeita o idioma de seus autores: espanhol e português.
Devemos seu nome a Lacan, quando em seu seminário 20 se refere a Cythère, uma ilha do sul da Grécia, reconhecida como o lugar de nascimento de Vênus, a deusa de amor. Lacan nos diz que o discurso universitário deve ser escrito uni-vers-Cythère, porque nos pede algo de amor e do impossível em nossa escritura. O amor de transferência à Psicanálise e o impossível de dizer. Não todo dito em uma revista universitária de Psicanálise.
# 3
Acontecimiento del cuerpo, afectos y un real inesperado
AGOSTO, 2020