A FAPOL, além de manter um estreito laço entre as três Escolas da América com o propósito de preservar e expandir a Psicanálise, considera que o âmbito da Universidade é um lugar central e estratégico para impulsionar o crescimento da Psicanálise na América. A presença dos praticantes da Psicanálise em diversas cátedras das Universidades americanas, e sua difusão neste âmbito, coloca-se como um fato que não podemos deixar de destacar. Considerando tal fenômeno, o Bureau da FAPOL – com a concordância do Presidente da AMP, Miquel Bassols, e o apoio de Jacques-Alain Miller – decidiu criar a Rede Universitária Americana (RUA), tendo em conta que a Universidade é o lugar onde se pode transmitir o germe que no futuro dará seus frutos: a possibilidade de gerar nos alunos uma transferência significativa com a Psicanálise em geral, e em particular com a Psicanálise da Orientação Lacaniana.
Os caminhos que se abrem a partir da Universidade favorecem a aproximação dos estudantes às Instituições Psicanalíticas, lugar onde sem dúvida podem formar-se como analistas.
Todas estas razões são as que fazem parte hoje do nosso debate, tanto no interior de nossas Escolas como no diálogo com os membros que participam ativamente do trabalho na Universidade. Abrir esta Rede nos tem permitido entrar em contato com o panorama dos colegas membros da Associação Mundial de Psicanálise (AMP) que trabalham nas Universidades em toda a América Latina e começar a ter uma interlocução com organizações de investigação e instituições educativas.
Um grande número de membros da AMP ocupam lugares de destaque em funções acadêmicas, docente e/ou políticas no contexto de universidades públicas e privadas da América; a criação desta Rede será um aporte para que a Psicanálise não abra mão de lugares desta relevância, nem que seja excluída destes espaços de docência.