“… sustentar os princípios, ainda que os mais radicais, porém ter em conta as realidades na aplicação[…] a política lacaniana não é irrealista. É radical e ao mesmo tempo realista.”
J.A.Miller. Política Lacaniana, 1998.

Queridos colegas : A Federação Americana de Psicanálise da Orientação Lacaniana (FAPOL) decidiu criar a Rede Universitária Americana da FAPOL (RUA).

No contexto de ação das Escolas da AMP na América, verifica-se a influência cada vez mais crescente da Universidade, importância que, sem dúvida, será ainda maior no porvir imediato. Por sua vez, as vias culturais dominadas pelo discurso científico são cada vez mais resistentes à transmissão da psicanálise, tema que como psicanalistas, não podemos eludir. Muitos membros da AMP ocupam lugares destacados em funções acadêmicas, docentes e/ou políticas no marco das Universidades públicas e privadas. A psicanálise não deve ceder lugares dessa relevância, nem aceitar ser excluída desses claustros.

A criação da Rede Universitária Americana no marco da FAPOL, iniciativa que conta com o apoio de Jacques-Alain Miller se propõe, em um primeiro movimento, inscrever nela os membros da AMP que desenvolvem atividades em Universidades americanas e que desejam participar da mesma.

Um segundo movimento imediato será a realização de três Reuniões de trabalho em torno do tema: “Situação da Psicanálise nas Universidades da América Latina: perspectivas, possibilidades e problemas”. Estas reuniões terão lugar durante as próximas Jornadas de nossas Escolas da América, aproveitando a presença do Presidente da AMP, Miguel Bassols: a Jornada da NEL em outubro, o Encontro da EBP e as Jornadas da EOL, ambos no mês de novembro. Nosso interesse é alcançar um intercâmbio entre os colegas da América, para recolher as experiências existentes nas diversas realidades e traçar um quadro da situação. Maiores detalhes sobre essas Reuniões se darão a conhecer em breve Para participar da RUA e das Reuniões de Trabalho mencionadas, pedimos que nos enviem, antes de 10 de outubro, um email à reduniversitariafapol@fapol.org e a florykruger@gmail.com indicando-nos em qual Universidade trabalha e o cargo que ocupa. Esperamos contar com seu interesse e sua participação.

Miquel Bassols
Presidente de la AMP

Mauricio Tarrab
Presidente de FAPOL